Os radiofármacos são conhecidos por serem substâncias químicas que possuem algum radioisótopo, reconhecido pelo organismo como algo semelhante a uma substância processada por algum órgão ou tecido do corpo.
São considerados fontes radioativas não seladas, ou seja, introduzidas no corpo do paciente através de ingestão, inalação e injeção. Além disso, são administrados na Medicina Nuclear tanto para diagnósticos quanto para tratamentos.
Em sua maioria, o uso dos radiofármacos acontecem para obtenção de algum diagnóstico e, o método mais tradicional é o da cintilografia, com iodo-123 e o tecnécio -99m, para exames na tireoide e nos rins, por exemplo.
Nestes exames, a substância é injetada no sangue do paciente e, depois de algum tempo, se deposita nos órgãos. Posteriormente, o paciente é encaminhando para uma câmara gama, responsável por mostrar a emissão de radiação no órgão em que ele está depositado. E, através da leitura do equipamento, são geradas imagens em que é possível chegar ao diagnóstico de qualquer alteração no organismo do paciente.
As imagens obtidas no exame de diagnóstico por radiofármacos são altamente detalhadas sob o ponto de vista funcional e molecular.
Quanto ao seu uso em tratamentos, são utilizados de forma mais ativa para tratar algum órgão específico. O elemento mais utilizado é o iodo-131, responsável pela emissão de radiação gama e beta, na forma de iodeto de sódio. Este é bastante utilizado no combate de turmores da tireoide, por exemplo.
De modo geral, os exames de Medicina Nuclear são considerados seguros, pois as doses de radiação ministradas são muito pequenas e os radionuclídeos não ofertam grande risco de toxicidade para provocar uma reação alérgica. Entretanto, embora seja raro, alguns pacientes podem queixar-se de dor e apresentar inchaço no local onde o material é injetado!
Você não deve se preocupar com os possíveis efeitos que o exame ou tratamento pode acarretar, já que são raros e, saiba que aqui na DiA contamos com os melhores profissionais e equipamentos para te garantir toda a segurança!
Fique tranquilo e em DiA com a sua saúde!